Início > Instituto Embelleze > Fique atento ao uso indevido do Formol !

Fique atento ao uso indevido do Formol !

Fique Atento, o uso indevido do Formol é considerado crime hediondo pela legislação brasileira, de acordo com o art.273 do Código Penal.

O formol só pode ser usado na fórmula de cosméticos como conservante ou agente endurecedor de unhas e nas quantidades determinadas pela vigilância sanitária.


 Seu uso como alisante capilar é ilegal e pode causar, em quem aplica ou recebe o tratamento, problemas de saúde, como queimaduras no couro cabeludo, queda de cabelo e sérios problemas respiratórios.
Os riscos que o formol pode causar são: 

– No contato com a pele – irritação, vermelhidão, dor e queimaduras.

– No contato com os olhos – irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.

– Inalação– dor de garganta, irritação no nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório.

Também podem ocorrer graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar, pneumonia e câncer no aparelho respiratório.

– O formol também pode causar queda dos cabelos. 

Quando absorvido pelo organismo por inalação e principalmente pela exposição prolongada, apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, narinas, pulmão, sangue e cabeça.

Atenção:

– Adicionar formol ou qualquer outra substância a produtos sujeitos à vigilância sanitária é infração sanitária (adulteração ou falsificação) é crime hediondo pela legislação brasileira, de acordo com o art.273 do Código Penal.

– O uso do formol pode ser fatal.

– O risco aumenta à medida em que se aumenta a concentração utilizada e a frequência de uso.

– O formol é considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde.

 

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br

  1. setembro 30, 2011 às 5:23 pm

    Perfect!

  2. eliane
    janeiro 30, 2012 às 11:02 am

    meu cabelo é ondulado fiz a progressiva de chocolate i ele deu uma melhorada , mais nao ficou lisinho , depois dessa reportagem ñ quero mais fazer progressiva , tem algo ki eu possa ta fazendo para mander meu cabelo meio liso , sei la uma blindagem um defrisante ?? pq si eu amenizar os cachos eu passo a capinha em casa mesmo i ele fica lindo . abrigada

  3. rafaela cristina
    janeiro 30, 2012 às 11:17 am

    eu conheço um salao que usa formol puro , para fazer progressiva. eu fui uma vitima sem saber

    • janeiro 30, 2012 às 12:07 pm

      É verdade Rafaela, por isso é muito importante antes de tudo se informar, ser um salão de confiança e realizar uma análise capilar para que não haja nenhuma surpresa desagradavel.

  4. janeiro 30, 2012 às 3:09 pm

    Pessoal, qual é a melhor atitude a se tomar quando soubermos de algum salão que usa o formol ilegalmente? Posso chamar a polícia?

  5. janeiro 30, 2012 às 7:43 pm
  6. janeiro 30, 2012 às 8:07 pm

    a selagem tbm contem formol?

    • janeiro 31, 2012 às 1:31 pm

      Olá Ana! Nenhum produto deve conter formol acima da pequenina quantia do permitido pela Anvisa (0,2% com fim apenas de conservação), ou seja, acima disso a quantidade será inapropriada para a saúde. Portanto, nenhum procedimento deve conter formol. Fique atenta! Abs. e sucesso.

  7. ANA PAULA
    janeiro 31, 2012 às 11:03 pm

    eu trabalho com progessiva com formol mas tem o certificado da anvisa , mas toda vez que uso me causa uma tosse sobre natural.

    • fevereiro 1, 2012 às 11:30 am

      Ana Paula, fique atenta ao indice de quantidade do formol, não pode ultrapassar 0,2%. Abs.

  8. fevereiro 2, 2012 às 4:13 pm

    Fiz uma progressiva com formol. Meu cabelo ficou lisinho, só que as pontas estão secas, feias e gostaria de saber o que devo fazer para melhorá-las e onde e qual tratamento faço par meu cabelo voltar ao normal. Obrigada. Simone Santana

    • fevereiro 3, 2012 às 6:36 pm

      Simone, o uso do formol é extremamente proibido no Instituto Embelleze assim como em qualquer procedimento, não aprovamos esse processo assim como a Anvisa, mas vou te dar uma dica a primeira é procurar um Instituto mais próximo para ser feita uma avaliação nos seus fios e saber com certeza qual o melhor processo de tratamento, porem para pontas danificadas o ideal é um corte e muita hidratação, mas para uma analise correta procure uma unidade do Instituto e faça uma avaliação.
      Boa sorte e sucesso!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: