Início > Dicas de Beleza > Os cabelos envelhecem?

Os cabelos envelhecem?

A população brasileira, que até bem pouco tempo (décadas de1970 a1980) era considerada jovem, conta hoje com cerca de 23% de seus indivíduos com idade superior a 60 anos, o que os enquadra na chamada Terceira Idade.

Segundo apontam os números do censo do IBGE (2001), os cidadãos brasileiros que já se encontram acima dos 60 anos somam aproximadamente 14,3 milhões de habitantes.

Os anos passam e as marcas do tempo vão aparecendo, as alterações anatômicas são principalmente as mais visíveis e manifestam-se em primeiro lugar.  Os cabelos ficam brancos e caem com maior freqüência.

Falando em cabelos! Independente da idade, os cuidados com as madeixas são uma preocupação constante. Permanentes, alisamentos, colorações…substâncias químicas usadas com freqüência e de forma inadequada, ajudam a tornar os cabelos mais sensíveis com o decorrer dos anos, fatores como a poluição e agressão dos agentes externos, também contribuem para danificar os cabelos.

Os efeitos são acumulativos, permanentes para ondular ou encrespar e processos para alisá-lo mechem na estrutura interna dos fios, que são alterados de forma permanente, causando desgastes na queratina formadora do fio.

Desta forma surge a pergunta: Cabelos envelhecem? Sim! Não é a apenas a pele que envelhece com o tempo, o seu cabelo também sente os efeitos da passagem dos anos. À medida que os anos passam, os cabelos tornam-se mais finos, secos e quebradiços.

Mas não se desespere! Assim como a ciência tem avançado na medicina, prolongando a expectativa de vida, a indústria de cosmético também tem inovado com produtos cosméticos que contribuem consideravelmente para a saúde e beleza dos cabelos.

Para promover a saúde e beleza dos fios, com o passar dos anos, fique atento às dicas abaixo:

  • Use cosméticos capilares que contenham filtros solares, estes protegem os cabelos contra os raios ultravioleta que contribuem para o envelhecimento dos cabelos.
  • Ao lavar os cabelos massageie o couro cabeludo para estimular a hidratação natural dos fios.
  • Ao secar, pressione a toalha suavemente para absorver o excesso de água.
  • Desembarace os cabelos cuidadosamente, iniciando nas pontas até chegar à raiz. Evite penteá-los a seco!
  • Utilize produtos de tratamento que tenham a proposta de repor a queratina dos fios. Existem no mercado alguns reconstrutores capilares que conseguem preencher as fissuras presentes nos cabelos danificados pela ação do tempo.
  • Utilize sempre produtos finalizadores complementares. Umidificadores, cremes sem enxugue, formadores de cachos deixam os cabelos hidratados e maleáveis.

O período da “Melhor Idade”, como mencionado por alguns, “é aquele em que não contamos o tempo, e sim quando vivemos o tempo.” Muitos podem achar que para um idoso a preocupação com a saúde dos cabelos é vaidade excessiva, longe disso! Cuidar da aparência física, o que inclui a saúde e beleza dos cabelos tem um efeito extremamente positivo para os indivíduos que estão nesta fase da vida. Os filhos cresceram se casaram e já saíram de casa, essa é a fase propícia para desfrutar o tempo livre, é um erro associar o envelhecimento a uma piora inevitável na qualidade de vida, aproveite esse tempo oportuno para cuidar da saúde de suas madeixas deixando transparecer para todos que a beleza é paixão pela vida.

 

Matéria: Jailson Gaby

Tecnólogo em beleza e

MBA em cosmetologia capilar

Coordenador Técnico/pedagógico do INSTITUTO EMBELLEZE.

  1. fevereiro 13, 2012 às 12:44 pm

    Reblogged this on Instituto Embelleze – Salvadore comentado:
    Se cuidamos tanto da pele do nosso rosto para evitar os efeitos da idade, os cabelos não podem ser esquecidos!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: