Início > Dicas de Beleza, Instituto Embelleze > Pesquisa aponta que esmalte pode transmitir fungos e causar micose

Pesquisa aponta que esmalte pode transmitir fungos e causar micose

Esmaltes, quando contaminados por fungos advindos de uma unha com infecção (micose), podem ser o veículo de transmissão destes agentes para unhas saudáveis. Este foi o resultado de pesquisa realizada pelo Laboratório de Microbiologia Médica, do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).

O estudo, intitulado “Esmaltes: veículo de transmissão de doenças fúngicas na unha?”, foi iniciado com a coleta de esmaltes, em uso, de 10 salões de beleza para análise micológica. Observou-se que 15% dos mesmos continham uma espécie fúngica patogênica.
IMG_9265Na segunda etapa, os testes subsequentes foram conduzidos com oito marcas de esmaltes disponíveis no mercado, nas cores base, vermelha e branca, contaminados com quatro espécies de fungos causadores habituais de infecção nas unhas.

Comprovou-se que para algumas marcas a sobrevivência dos fungos é maior, de até oito horas após sua contaminação proposital”, explica a Profa. Dra. Margarete Teresa Gottardo de Almeida, Coordenadora da Pesquisa e Chefe do Laboratório.

A pesquisadora salienta que já era comprovada a transmissão de fungos por meio de alicates, lixas e espátulas. “Agora, provou-se que os esmaltes também podem ser responsáveis pela transmissão de fungos causadores de micose da unha (onicomicose)”, diz.

Para quem costuma fazer as unhas na manicure, Dra. Margarete recomenda levar o seu próprio produto. “O ideal é que cada cliente possa ter o seu próprio esmalte e, se tiver uma unha doente, não usar o produto até que esteja curada, senão a infecção pode passar para as outras unhas saudáveis”.

O estudo, que teve duração de seis meses, foi apresentado durante o Congresso Europeu de Micologia Humana e Animal (ISHAM), em Berlim.

fonte: Terra – http://beleza.terra.com.br/esmaltes-e-unhas/pesquisa-aponta-que-esmalte-pode-transmitir-fungos-e-causar-micose,1912a3e1d92de310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

 

 

 

 

 

 

  1. maio 24, 2013 às 8:54 pm

    É um risco grande ;(

  2. maio 27, 2013 às 12:38 pm

    Olá sou aluna da embelleze faço maquiagem profissional e sou blogueira também < amei o post *-*
    mulhervaidosamake.blogspot.com.br

  3. sandra mendes alves de assis silva
    junho 20, 2013 às 1:07 am

    Sou cabeleireira e manicure há 14 anos,e fiquei preocupada com a informação mas foi bom saber para poder ter mias cuidado !!!sou apaixonada pela área de beleza!!!!valeu

  4. vilcileniaf moreira
    junho 20, 2013 às 12:46 pm

    isto aconteceu comigo, minhas unhas ficaram horríveis.

  5. julho 16, 2013 às 2:46 am

    nossa nada mais é seguro ,tanto para as manicures as clientes assim tá dificel de trabalha neste ramo,

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: